A FAZENDA SANTA HELENA está na família desde 1966

  NOSSA HISTÓRIA              

Inicialmente voltada exclusivamente à produção cacaueira sofreu como todas as outras fazendas produtivas da região, na década de 80, o impacto da implantação e disseminação criminosa da praga do cacaueiro, conhecida como “vassoura de bruxa” (Vide o documentário “O Nó, Ato Humano Deliberado” do cineasta Dilson Araújo, onde abismados podemos ver até onde chega a ganância e o terrorismo político em nosso país!).
Foram anos difíceis para a região que levaram à penúria, à miséria e ao desespero inúmeros produtores e ao desemprego de quase 600 mil trabalhadores rurais.
No entanto, os momentos de crise, quando enfrentados com coragem e dignidade, quase sempre se transformam em plataforma para novos voos e grandes avanços, conosco, não foi diferente.
Em 2001, refletindo com coragem, tomamos novos caminhos!
Dispostos a uma vida mais saudável, de melhor qualidade e paz, decidimos deixar a vida agitada da metrópole, onde meu esposo, empresário e eu médica, resolvemos reativar a fazenda e enveredamos pela senda da fruticultura de alta qualidade, buscando especializações, treinamento e novos horizontes de cultivo de frutas com tecnologia, porém, sem nunca nos afastarmos do cacau, nossa raiz e nossa paixão.
Durante anos, combatemos a vassoura de bruxa com tenacidade, defendemos as roças de cacau cabruca (onde o cacaueiro é plantado em plena Mata Atlântica, a despeito da baixa produtividade e de todas as dificuldades, aprendemos a clonar pés de cacau, fomos para a Mata ver crescer os novos pés, observando os que melhores se adaptavam e melhor produziam, separávamos sementes, produzíamos novas mudas… não desistimos jamais do cacau!
Durante todo este tempo, nos especializamos no cultivo de frutas, maracujá,coco,goiaba e especialmente da graviola, cultivo novo, com pouca literatura e quase nenhuma publicação, sempre em campo, observávamos as flores, os insetos polinizadores, experimentamos várias técnicas de proteção ao fruto e como sempre a Mãe Natureza nos premiou com colheitas pródigas deste fruto incrível, de sabor único e propriedades medicinais tão relevantes. Com a graviola, meu esposo, recebeu prêmios de Destaque como Produtor / Agricultor por 3 anos.
Se o cacau é o rei da fazenda Santa Helena, a sua rainha é a graviola!
Nosso pomar é composto por 4000 pés de graviola cultivados por profissionais treinados em seus tratos culturais. Planta exigente em cuidados, mas, que nos recompensa com seu sabor especial, único, acompanhada de cada vez mais reconhecidas propriedades medicinais.
Como era produzida exclusivamente para indústrias a ¨massa de graviola,¨ isto é, sua polpa in natura congelada para ser transformada em polpa de frutas.
Ai então criamos a Nutrir Alimentos Naturais, um real presente para nós. 0nde tivemos a ideia de lançar no mercado um produto inédito: o filé da graviola.
O Filé de graviola é a mais pura expressão da fruta. Selecionadas, higienizadas e processadas imediatamente após sua colheita, as melhores frutas fornecem as “bagas” (unidades da massa da graviola) são trabalhadas delicadamente, retiradas as sementes, acondicionadas em embalagens previamente sanitizadas e armazenadas em condições específicas de frio, garantindo assim a pureza, o sabor e a segurança do alimento que lhes chega às mãos.
Ao contrário das tradicionais polpas de frutas, o filé de graviola mantém-se em seu estado natural, pleno de nutrientes e especialmente em seu teor de fibras, muito reduzido nas polpas devido ao seu preparo, porém, mantido no filé de graviola que alcança quase um terço das necessidades diárias recomendadas de fibras para o correto funcionamento do organismo.
Mas, a paixão pelo cacau é eterna, assim como minha paixão pela culinária e pelo chocolate, o que levou à produção de nossos produtos de cacau tão à nossa disposição direto do cacaueiro às nossas mãos.
Surgiu assim a linha de cacau NUTRIR, feita com nosso melhor cacau, escolhido, cuidado desde as mudas semeadas ao fruto maduro, à semente bem escolhida e fermentada, seca ao sol, plena de perfume e sabor.
Daí surgiram nossas delícias artesanais:
  • Cocadas Cremosas de Cacau
  • Amêndoas Crocantes de Cacau                       
  • Nibs de Cacau
  • Chocolate Nutrir 70% Cacau Com Amêndoas Crocantes de Cacau Gourmet
  • Chocolate Nutrir 70 % Cacau Gourmet Com Amendoim
  • Frutas cristalizadas
  • Frutas desidratadas
  • Banana chips
E não paramos aí!
O prazer de quem trabalha com o que ama e ama o que faz trará em breve, para a delícia de todos, os novos produtos, entre eles , geleias de frutas da fazenda e outros! Aguardem…